arca100x100O site do Arca: Repositório Institucional da Fiocruz foi completamente remodelado. O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lançou uma nova versão utilizando a ferramenta DSPace 4.3, trazendo uma interface mais moderna e adequada à dinâmica da web, como novo cadastramento de usuários e alimentação automática de metadados, e melhorias na área de segurança interna do sistema. 

O Repositório também apresenta versões em inglês e espanhol, para facilitar o acesso do público estrangeiro. Outra novidade é o autoarquivamento de obras – agora, o autor deverá incluir a unidade da Fundação a qual está vinculado, o que facilita o direcionamento interno automático. “Já que a interface está mais amigável, incentivamos que os autores de obras de acesso aberto, como artigos científicos, dissertações, teses e monografias, como do MPTI e MBBio, por exemplo, depositem seus trabalhos no repositório”, incentivou Carina Duim, chefe da Seção de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda).

Além do cadastro estar mais simplificado, os autores passam a ter a possibilidade de visualizar os indicadores de seus arquivos. “Ao clicar em ‘Registros’, é possível ver quantos downloads foram feitos e quantas pessoas consultaram o arquivo depositado. O autor poderá ter noção da visibilidade do seu trabalho”, completou Carina.

 

arca430x285

Comunidade de Bio-Manguinhos no repositório Arca possui 119 itens.
Imagem: Divulgação


Para consultar os arquivos depositados, o Arca tem uma lista de comunidades (como são divididas as unidades da Fundação), subcomunidades e coleções. A comunidade de Bio-Manguinhos possui 119 itens, entre eles, artigos, dissertações, monografias, relatórios, imagens e vídeos. “Depositamos, recentemente, 29 imagens institucionais que abrangem os prédios, os produtos (vacinas, reativos e biofármacos) e também alguns procedimentos em laboratórios e nas áreas de produção. Estas imagens estão na coleção ‘Bio-Manguinhos – Fotografias’”, contou a colaboradora do Sigda, Priscila do Nascimento.


Arca

Criado em 2007 e lançado oficialmente como repositório institucional em 2011, o Arca: Repositório Institucional da Fiocruz reúne, hospeda, disponibiliza e dá visibilidade à produção intelectual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando ampliar a circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde. Sua missão também inclui conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil.

A plataforma já registra quase onze mil documentos depositados e o número de acessos atingiu em março mais de 60 mil/mês.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.