crianca-cienciaApesar de ser tradicionalmente ensinada nas escolas, a ciência, por vezes, passa a ser vista pelas crianças como algo distante da sua prática cotidiana. Para modificar este cenário, educadores tem criado iniciativas de popularização, traduzidas em brincadeiras e dinâmicas que, de forma lúdica, facilitam o processo de ensino - aprendizagem, tornando a matéria algo muito mais divertido e fácil.

Uma dessas iniciativas é o aplicativo gratuito Cata Ciência, que tem como missão facilitar a busca de Centros e Museus de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, incentivando a visitação. Seus usuários são professores, alunos, curiosos e amantes das ciências, que, além de conhecer os locais, podem traçar as melhores rotas de acesso.

No App, estão disponíveis notícias atualizadas sobre ciência, dicas especiais de programação, curiosidades e um mapa interativo. Para download na App Store e Google Play, a iniciativa tem feito sucesso entre jovens e crianças e foi desenvolvida pelo químico carioca Luiz Felipe Dantas, como parte do seu mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Federal Fluminense (UFF). 


cata-ciencia

App tem notícias atualizadas sobre ciência, dicas especiais de
programação, curiosidades e um mapa interativo



Outra iniciativa interessante voltada para o público infantil é a área de materiais gratuitos do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox da Fiocruz. Eles publicam a revista Brincando e Aprendendo, que divulga formas de prevenção de acidentes com produtos tóxicos, plantas e animais peçonhentos.

O Ciência Hoje para Crianças (CHC) é outro portal que com um layout atraente, linguagem simples e design interativo, chama a atenção dos pequenos para diversos temas interessantes, como saúde, química, astronomia, matemática, geografia, e etc. Tudo isso com muitas ilustrações, histórias em quadrinhos, vídeos e  imagens divertidas. Quando completou 100 anos, para contar sua história e dos grandes cientistas que por lá passaram, a Academia Brasileira de Ciência (ABC) fez um livro especial contendo aventuras de Santos -Dumont, Carlos Chagas e Oswaldo Cruz. Baixe aqui o livro gratuitamente. 

 

banner estatico novo





No CHC, é possível conhecer a ciência através de seu aspecto lúdico e cotidiano



O Museu da Vida também publica, diariamente, uma série de dicas de programação infanto-juvenil, com destaque para peças, exposições e jogos educativos.  Confira algumas dicas de sites que podem ajudar a tornar o ensino da ciência mais divertido:


Ciência Hojehttp://chc.org.br/

Clube do Explorador Mirimhttp://exploradormirim.blogspot.com.br/

Ciência Divertidahttp://cienciadivertidabrasil.com.br/

Escola Kidshttp://escolakids.uol.com.br/ciencias/

 


Jornalista: Isabela Pimentel 

Imagens: Divulgação 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.