Diariamente, a Assessoria de Comunicação (Ascom) acompanha os termos mais buscados na fanpage de Bio no Facebook e no site institucional, quais as páginas mais acessadas, o tempo que os usuários gastam no site, acessos de outros país, acesso em tempo real, entre outros. Em cima destes dados, a Ascom busca atender às demandas através de atualizações com informações precisas, minimizando boatos.

Desde janeiro, a Ascom conta com uma ajuda multidisciplinar nesta análise de dados, discutindo estrategicamente os temas que estão em voga na mídia e verificando a melhor forma de tirar as dúvidas da população brasileira. O Grupo de Trabalho (GT) é formado por 18 membros e se reúne uma vez por mês.

A principal meta deste ano é alcançar 8.000 curtidas, através da campanha #Mais4000curtidas, que vem sendo trabalhada ao longo do ano. A fanpage fechou o ano de 2015 com 4.077 curtidas e, atualmente, está com 5.621*. Um dos objetivos é se relacionar com os mais diversos públicos de forma mais direta, estreita e intensa, como mães, parceiros, pacientes que se medicam com os biofármacos produzidos por Bio, profissionais da área de saúde, entre outros.

Uma das maiores parcerias é com a fanpage do Somar, que atualmente conta com 578 curtidas. No início do ano, estava com 500 curtidas e a meta desse ano é chegar, pelo menos, a 600. A intenção é melhorar também seu conteúdo, nos quais os jovens possam produzir fotos e vídeos de suas atividades para engajar a comunidade de Manguinhos, se tornando agentes de saúde e multiplicadores de conhecimento.

 

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Grupo multidisciplinar se reúne mensalmente para discutir conteúdo digital. 
Imagem: Diego Destro - Ascom / Bio-Manguinhos

 

Os surtos de zikacaxumba, febre amarela coqueluche ou perguntas comuns dos usuários, como por exemplo como os produtos de Bio são distribuídos, são alguns dos exemplos de temas que acabaram se tornando matérias. Estas reportagens tiveram grande repercussão não só nos meios de comunicação de Bio e da Fiocruz como também foram replicados em outros sites. É importante que Bio preste serviço à sociedade na divulgação científica de forma objetiva e informal para que qualquer brasileiro entenda a mensagem e possa tirar suas dúvidas.

Participam do GT colaboradores da Assessoria Clínica (Asclin), Assessoria de Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (Aestm), Assessoria de Planejamento e Organização (Asspo), Assessoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (NitBio), Conselho Político e Estratégico (CPE), Departamento de Recursos Humanos (Dereh), Departamento de Relações com o Mercado (Derem), Divisão de Atendimento ao Cliente Pós-Markenting (Diacm), Diretoria (Dibio), Gestão do Conhecimento (GC), Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos (MPTI), Seção de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda) e Responsabilidade Socioambiental (Somar).

 

Em números

O perfil dos fãs da página do Facebook é 74% feminino e 26% masculino. O público é composto por 5.521 brasileiros. Os estrangeiros também acessam a página e, ao total, são 96 membros oriundos de 28 países como Estados Unidos, Índia, Portugal, Canadá, Argentina, Itália, Reino Unido, Espanha, França, Nova Zelândia, Angola e Moçambique. O acervo é composto por cerca de 6.700 fotos e 41 vídeos.

O site de Bio-Manguinhos teve um crescente, e notável, aumento de visitas nos últimos anos. Em 2014, foram 868 mil, subindo para 2,2 milhões durante todo o ano de 2015. Só no primeiro semestre de 2016, o site já alcançou a marca de 2 milhões de visitas. O recorde foi quebrado no dia 21 de abril, com 20.812 acessos.

O YouTube foi criado como um suporte para a divulgação de vídeos históricos, assim como de ações e atividades atuais. O vídeo mais popular do canal de Bio é o da foto aérea, tirada no aniversário dos 40 anos da unidade, contabilizando quase 600 visualizações.

Curta, siga, leia os posts e compartilhe as informações que Bio posta na internet. Você também pode contribuir com o conteúdo dando sugestões. Envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

*Dados de 14.06.2016


Jornalista: Gabriella Ponte

 
 

 

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