A 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de Bio-Manguinhos acontece de 19 a 23/10 com o tema “Ambiente seguro, trabalhador saudável”. O evento abriu sua semana de atividades com a Corrida de Revezamento, no qual 20 colaboradores tinham que completar uma prova de 5.920 metros. Cada uma das cinco equipes era formada por quatro colaboradores, em que cada um percorreu a distância aproximada de 1,48 km (ou quatro voltas ao redor do campo de futebol da ASFOC). A disputa foi acirrada, mas, a equipe vencedora foi a preta, formada pelos colaboradores do Departamento de Vacinas Bacterianas (Debac): Adriano de Souza Assis, Emílio Gomes dos Santos, Felipe Betoni Saraiva e Regino da Silva Louzada. O kit para a equipe campeã contém: porta celular de braço; bateria portátil que recarrega celulares (power bank); carregador V8 para carro; e pau de selfie.

sipat-2015-1

Vinte colaboradores tinham que completar uma prova de quase 6 km.
Imagem: Gabriella Ponte - Ascom / Bio-Manguinhos


Na terça, Bio ofereceu atividades de saúde aos seus colaboradores como shiatsu, medição da pressão arterial e cálculo do IMC. Na parte da manhã, 14 funcionários receberam a massagem e puderam relaxar. Já à tarde, na entrada do CTV, foram atendidos 32 colaboradores. Foi verificada a pressão arterial e calculado o Índice de Massa Corporal de cada um. Será realizado um encaminhamento para os colaboradores que estiverem com os índices fora da normalidade.

No terceiro dia, pela manhã, o assunto foi ergonomia. A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. A má postura afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sanguíneo e pode prejudicar até mesmo a visão. É por isso que uma equipe visitou todas as áreas de Bio orientando os colaboradores quanto a ergonomia.

sipat-2015-3

Colaboradores aderiram à ação pelo campus: conscientização
de forma descontraída. 
Imagem: CIPA / Bio-Manguinhos

Na parte da tarde, uma equipe de cipeiros rodaram pelo campus orientando sobre os cuidados com a segurança, como por exemplo, velocidade dos veículos, pessoas que andam fora da calçada, respeito à sinalização, não falar ao celular dirigindo, entre outros. E, lógico, uma pausa para tirar fotos com plaquinhas com dicas de segurança.

 

Palestras e teatro

No dia 22, começou o ciclo de palestras, no auditório do Pavilhão Rocha Lima. Na mesa de abertura, estavam o chefe da Seção de Medicina do Trabalho, Eder Vaz Lobo; o coordenador da AESTM, Vinícius Pires; a presidente da Cipa, Camila Eleotério; e a assessora da Vice-Diretoria de Gestão e Mercado, Cintia Nunes, que ressaltou a preocupação que a instituição tem com o bem-estar dos funcionários. “Bio-Manguinhos tem muito cuidado com a saúde e bem-estar do colaborador. Por isso, precisamos de um ambiente com conforto e segurança, que, além de reduzir riscos à saúde, resulta em um trabalho de qualidade”, afirmou. Já Vinícius Pires alertou para o cuidado que os colaboradores devem ter no trabalho. “Precisamos ter atenção durante as nossas atividades, evitando nos colocar em situação de risco. Todos são muito importantes aqui”, disse, enaltecendo o trabalho da Cipa nos últimos anos.

As palestras abordaram temas importantes na prevenção e redução de acidentes e doenças. A apresentação “Pare, pense e siga com segurança” levou o grupo Atitude com Arte a demonstrar, por meio de uma palestra teatralizada, como evitar acidentes e ter uma vida com hábitos mais saudáveis. Concentrar-se na atividade que está desempenhando, ter uma boa noite de sono e respeitar os limites e sinais do corpo foram algumas dicas.

sipat-2015-2

Cintia Nunes ressaltou a preocupação que a instituição tem com o bem-estar 
dos funcionários. Imagem: Rodrigo Pereira - Ascom / Bio-Manguinhos


Os cuidados na alimentação também foram acompanhados de perto pelo público, que ficou interessado nas dicas de alimentos, dadas pelas nutricionistas Débora Ayres e Fernanda Neves, do FioSaúde. Elas reforçaram a importância da qualidade do sono para o corpo desempenhar as atividades diárias sem dificuldades. Para Fernanda, a alimentação deve ser rica em fibras e vegetais. “Uma refeição colorida tem as vitaminas, minerais e fotoquímicos que garantem os antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, mantendo a saúde da pele, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças”, frisou. Outra dica dada é dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados. “A preparação culinária é muito mais saudável do que alimentos industrializados”.  

Outro tema importante foi a prevenção das DSTs. A médica do Centro de Saúde do Trabalhador (CST) Claudia Lessa marcou presença em mais uma edição da Sipat. Ela mostrou casos de contaminação de DSTs e orientou as pessoas sobre como preveni-los. “A contração de uma DST é a ponta de entrada para outras doenças desse tipo. O risco é igual para todas elas. E a prevenção passa pelo cuidado que cada um deve ter em uma relação sexual e com a sua própria saúde”.

O câncer de mama e formas de prevenção foi o tema da apresentação de Cristina Perez e Mariana Pinho, da Fundação do Câncer. A doença é a segunda maior causa de morte no Brasil e no mundo. Só em 2015, o país registrou 576 mil casos, sendo 57 mil na região da mama. “É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Só em 2013, causou 14 mil óbitos”. Como no início os sinais não são tão claros, o autoconhecimento é fundamental. Caso perceba qualquer alteração, procure um médico. “Quando diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, o prognóstico é positivo e a chance de cura é alta. A incidência é relativamente rara antes dos 35 anos, mas cresce após 50 anos”, explicou Cristina.

Os participantes da Sipat certamente saíram mais conscientes de como devem se prevenir de riscos no trabalho e doenças, mantendo hábitos saudáveis para uma vida com mais qualidade. Agora, é colocar em prática!

Veja os vídeos da Sipat na página de Bio no Facebook e as fotos na biblioteca. Confira também as esquetes aqui.

 

Jornalistas: Gabriella Ponte e Rodrigo Pereira

  

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.