inclusaodigitalpequena 201573014133Preocupado não somente com os jovens atendidos pelo projeto Crescendo com Manguinhos, o Somar também olha para seus familiares. A proposta de inclusão digital para os adultos surgiu de uma pesquisa realizada em 2014 e está inserida no Programa de Extensão do projeto em parceria com a Unisuam.

Com o objetivo de aproximar as famílias do projeto, democratizar o conhecimento e o acesso à tecnologia, o curso adota uma metodologia ativa que são processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas.

“O importante é marcar essa parceria com a família baseado no respeito e compromisso com a juventude de Manguinhos. Trazer o pai e a mãe para o ambiente do projeto remete ao pertencimento que essa família tem ao espaço. Estamos orgulhosos do trabalho e os resultados junto à família são os melhores possíveis”, explicou a coordenadora do Somar, Gisele da Silva.

 

inclusaodigitalsomar 201573014133

Projeto pretende ampliar o número de alunos no próximo semestre.
Imagem: Somar / Bio-Manguinhos

 

As aulas são ministradas às quintas-feiras, no laboratório no Lar Irmão Francisco, por um instrutor de informática supervisionado pelo coordenador do curso de graduação da Unisuam e certificado pela universidade. “O professor atua como facilitador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida por ele mesmo, o que fazer para atingir um objetivo. É um processo que estimula a autoaprendizagem e facilita a educação continuada, porque desperta a curiosidade do aluno e, ao mesmo tempo, oferece meios para que possa desenvolver capacidade de análise de situações”, comentou Gisele.

São seis módulos, com ensinamentos sobre Pacote Office e o uso da internet. Cada módulo tem a duração de seis encontros. O curso tem atualmente uma turma com três adultos, entre pais e avós e um jovem de 17 anos que cumpre medida socioeducativa. “Temos condições de atender nove alunos por turma e queremos ampliar este número no próximo semestre. Além de ocupar o tempo de forma construtiva, eles têm planos de fazer da tecnologia, sobretudo da internet, um meio para completar seu orçamento familiar”, concluiu a coordenadora.

Conheça a fanpage do Somar no Facebook.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.