A solução é fruto do desenvolvimento conjunto entre a empresa norte-americana Chembio Diagnostic e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos). O contrato de transferência de tecnologia será assinado pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão; o vice-presidente da Chembio, Javan Esfandiari; e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha. O acordo será celebrado durante o seminário A Saúde Pública e os Desafios para o Fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, hoje (29/11), às 13h, no Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

O diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, comenta sobre a importância de introduzir mais este produto. " Estamos contribuindo de forma cada vez mais efetiva para ampliar as ações de controle de doenças sexualmente transmissíveis, empreendidas pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, garantindo acesso da população às mais avançadas tecnologias, como DPP®”. Desde 2004, o Instituto tem fortalecido parcerias para oferecer um amplo portifólio na área de reativos para diagnóstico e atender às estratégias da Secretaria de Vigilância em Saúde do MS de combate a outras doenças como HIV, leptospirose e leishmaniose canina.


Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma doença infecciosa que pode levar a graves complicações. Associada à maternidade, é capaz de provocar aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso em recém-nascidos ou natimorto, e sífilis congênita — que acomete cerca de um terço dos recém-nascidos de mulheres com sífilis não tratada. No Brasil, cerca de 48 mil gestantes são infectadas por sífilis, o que representa quatro vezes mais do que a prevalência de HIV. O Ministério estima 12 mil casos de sífilis congênita por ano, com taxa de óbito de 25% a 40%. Medidas como melhor triagem sorológica e tratamentos simples em gestantes, de baixo custo, trazem grandes benefícios à saúde da população.

O TR-DPP® Sífilis não está disponível atualmente no mercado e que apresenta as características de desempenho (índices de sensibilidade e especificidade) e aplicação necessárias às ações propostas pelo D-DST/Aids e Hepatites Virais. Sua utilização para a triagem de mulheres grávidas em combinação com o teste rápido para HIV-1/2 é também uma medida custo efetiva, pois ambos os testes utilizam o mesmo sistema de coleta e mesma amostra (método de diluição com o mesmo tampão). Esta logística proporcionará a economia de tempo e insumos. A duração prevista para a transferência de tecnologia é de cinco anos.

 

TR-DPP® Sífilis: inovação em saúde pública

Para fortalecer as ações de controle, monitoramento e assistência à sífilis no país, a Chembio Diagnostic e Bio-Manguinhos desenvolveram em parceria um teste inovador, que associa exames treponêmicos e não treponêmicos num mesmo produto, utilizando proteínas altamente específicas para detectar a infecção, com todos os benefícios da tecnologia (DPP®). Entre as principais desvantagens da sorologia para sífilis em laboratório estão: a demora no resultado, que não é imediato, fazendo com que muitas vezes a pessoa testada não retorne ao serviço de saúde; e a infraestrutura, os equipamentos e a logística necessárias a sua realização (transporte, cadeia de frio etc.). Estes fatores podem levar a falhas no tratamento dos pacientes, colaborando para a propagação da doença. O novo teste, com base na plataforma DPP® traz diversos benefícios:

arrow-1 fácil execução em campo – dispensa equipamentos e infraestrutura laboratorial;

arrow-1 leitura e interpretação simples – facilita o treinamento dos profissionais;

arrow-1 diagnóstico rápido (em até 15 minutos) – contribui para a tomada de decisão clínica imediata quanto à necessidade de tratamento e notificação;

arrow-1 maior sensibilidade e especificidade – possibilita tanto a triagem quanto a confirmação do status sorológico, com melhor indicação sobre a atividade da doença, o que leva ao direcionamento das ações de monitoramento e controle.

 

 

arrow-1Saiba mais sobre a doença

Leia todas as informações sobre o teste na Sala de Imprensa.

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2