Em 2002, Bio-Manguinhos distribuiu 2.096 milhões de kits de reativos para diagnóstico e 1.300 painéis sorológicos para controle de qualidade.*

*Dados atualizados em 2007.

arrow-2arrow-2 voltar às perguntas

Dengue, doença de Chagas, aids (HIV), leishmaniose e leptospirose. Além destes kits de reativos para diagnóstico, o Instituto também produz conjugados, painéis e soros de controle, além de anticorpos monoclonais.

 

arrow-2arrow-2 voltar às perguntas

Anticorpos são proteínas produzidas no nosso organismo que ajudam o sistema imunológico a combater vírus, bactérias e câncer através do reconhecimento de antígenos. Com o avanço da biotecnologia, se tornou possível produzir em laboratório anticorpos monoclonais, ou seja, específicos para uma única região do antígeno (epítopo). Esta nova tecnologia tornou os anticorpos monoclonais importantes ferramentas de diagnóstico em diversos exames laboratoriais. Mais recentemente, os anticorpos monoclonais também tem sido aplicados de forma promissora na terapia de diversas doenças, sendo largamente utilizados para o tratamento de diversos tipos de câncer. Muitos anticorpos monoclonais terapêuticos estão em desenvolvimento e devem chegar a prática clínica em breve.

 

arrow-2arrow-2 Voltar às perguntas

São amostras de soro produzidas a partir de plasma humano processado e se destinam a programas de controle de qualidade da sorologia de laboratórios e hemocentros do governo. Os painéis funcionam da seguinte forma: um determinado número de amostras é fornecido ao programa do governo para testar a sorologia de uma doença. Algumas amostras contêm agentes patológicos dessa doença e outras não. Todas são introduzidas na rotina sorológica dos laboratórios e hemocentros e, após testadas, são reenviadas a Bio-Manguinhos com os resultados. Se os painéis forem para controle interno, o próprio laboratório ou hemocentro tem acesso à informação sobre quais eram os soros infectados pela doença e quais não eram. Assim, é possível conferir a qualidade de sua sorologia imediatamente. Para os painéis de controle externo, essas informações só são acessíveis ao próprio fabricante. Logo, os laboratórios reenviam as amostras com seus respectivos resultados para que sua qualidade sorológica seja avaliada pelo próprio fabricante.

arrow-2arrow-2 Voltar às perguntas

Bio-Manguinhos tem sua produção de reativos para diagnóstico dimensionada para atender às demandas do Ministério da Saúde, através de convênios que permitem a distribuição de seus kits aos laboratórios públicos, ofertando cerca de três milhões de kits/ano. *

 

*Dados atualizados em 2007.

arrow-2arrow-2 voltar às perguntas

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.