imagem site pequenaPara comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, Bio-Manguinhos ofereceu uma programação especial. A instituição reconhece os desafios enfrentados pelas mulheres na ciência, ao mesmo tempo em que enaltece suas conquistas e promove a reflexão sobre a equidade de oportunidades e inclusão em todas as áreas de atuação.

O Instituto recebeu no dia 7 de março jovens de 14 e 20 anos dos territórios da Maré e de Manguinhos em evento gratuito que durou todo o dia. Na mesma ocasião, foi aberta exposição do trabalho da artista Beatriz Xavier, participante do Programa Mulheres e Meninas na Ciência, e de alunos do projeto Somar – Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos. A mostra homenageia as mulheres na ciência.

O evento também teve o objetivo de reforçar a urgência do combate a atitudes discriminatórias e de desvalorização das mulheres nas mais diversas áreas. Foram realizadas atividades integrativas de divulgação científica. Também houve uma roda de conversa com jovens que construíram carreira na ciência e egressas de programas da Fiocruz, que compartilharam suas experiências para inspirar novas cientistas. As participantes receberam certificação.

Artista teve vida salva pela vacina
Pensando na necessidade de aproximar a comunidade dos institutos de pesquisa, foi desenvolvido pelo gabinete de Bio-Manguinhos, junto com a equipe da Assessoria de Comunicação, o projeto que conta a história de Beatriz Xavier, que teve a saúde prejudicada pela falta de vacinas. Ela teve um derrame pleural em decorrência da pneumonia. "Este quadro grave de saúde seria evitável caso ela tivesse tomado a vacina pneumocócica 10 valente, produzida pelo Instituto e fornecida gratuitamente à população. Esse projeto conta com um vídeo em que a protagonista é Beatriz contando sua história", explicou a chefe de gabinete, Tatiana Sanjuan.

"Fiquei alegre, me emocionei com a minha família e conheci profissionais incríveis e inspiradores durante esse processo. Este vídeo vai muito além da minha história. É um incentivo a todos a se vacinarem e mostra a importância do incrível trabalho que Bio-Manguinhos vem fazendo ao longo do tempo. Eu sou um dos casos em que eles salvaram", contou Beatriz Xavier.

Acesse o vídeo sobre a história de Beatriz Xavier: https://lnkd.in/dkWQCk9z

 

Texto: Maria Carolina Avellar
Imagem:  Manuela Machado

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.