tratamento pacientes covid americasO goleiro Alisson Becker, embaixador da boa vontade para promoção da saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), deu um pontapé inicial na nova campanha global de arrecadação de fundos “Dê um Fôlego para a Saúde”, impulsionada pela Fundação OMS e pela OMS. A ação busca apoiar o fornecimento de oxigênio e outros insumos necessários para salvar a vida de pacientes com COVID-19 em diversos estabelecimentos de saúde no mundo.

A primeira doação para a campanha “Dê um Fôlego para a Saúde”, feita por Alisson, vai contribuir com suprimentos para localidades da Amazônia e colaborar com os esforços da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da OMS para as Américas, em apoio às ações do Ministério da Saúde do Brasil e da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas.

“Tenho orgulho de ser brasileiro e desejo a melhor saúde possível ao meu povo. Trabalhando juntos, poderemos superar este momento difícil. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar meu país, minha região e o mundo, durante a crise da COVID-19”, disse Alisson Becker, goleiro campeão da Seleção Brasileira de Futebol e do Liverpool Football Club. “Embora as vacinas ofereçam uma grande esperança a muitos países ao redor do mundo, continua a haver uma necessidade desesperada, em muitas áreas, por medicamentos e equipamentos essenciais, incluindo oxigênio, para ajudar a manter as pessoas vivas em nossos hospitais e clínicas.”

Parte da contribuição de Alisson será usada para a compra de máscaras de ventilação não invasiva – destinadas a pessoas internadas em decorrência da infeção pelo coronavírus 2019. Os materiais serão entregues em oito municípios do estado do Amazonas: Coari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

O restante da quantia doada será utilizado na aquisição de um equipamento para encher cilindros de oxigênio no município de Tabatinga, localizado na fronteira com a Colômbia e o Peru. Esse material ajudará a resolver um problema logístico relacionado ao envio dos cilindros para outras localidades, a fim de reenchê-lo.

“Estamos preocupados com a situação nas Américas, onde um aumento nos casos de COVID-19 está fazendo com que algumas áreas experimentem taxas de ocupação muito altas em unidades de terapia intensiva e colocando os sistemas de saúde em risco de colapso”, disse a diretora da Opas, Carissa F. Etienne. “À medida que mais e mais pacientes precisam de hospitalização, esforços de resposta solidária como o liderado por Alisson Becker podem ajudar a fornecer aos profissionais de saúde da Região os suprimentos e equipamentos necessários, incluindo oxigênio, para salvar vidas”.

A distribuição de oxigênio está entre as prioridades identificadas no recém-lançado Plano Estratégico de Preparação e Resposta da OMS para 2021, para o qual o Fundo Solidariedade de Resposta à COVID-19 está buscando arrecadar fundos de pessoas físicas, instituições filantrópicas e empresas.

Anil Soni, CEO da Fundação OMS, agradeceu a Alisson Becker por seu generoso apoio a unidades de saúde nas Américas e por ser a força motriz por trás da campanha “Give a Breath for Health”.

“A resposta à COVID-19 é maior do que qualquer país ou governo pode administrar sozinho. A campanha “Dê um Fôlego para a Saúde” é um exemplo empolgante de como o Fundo Solidariedade de Resposta à COVID-19 pode permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, apoie os esforços urgentes de resposta da OMS e seus parceiros à pandemia”.

 

Fonte: Opas. Imagem: Godshutter, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.